sweet fourteen.


Meu querido Simão,

Fazes hoje 14 anos.

No dia em que nasceste pedi que me comprassem o jornal. Não porque estivesse interessada no que se passava no mundo mas porque achei que seria uma boa fotografia que guardaria deste para fazer parte da tua história. Porque cada um de nós escreve sempre uma estória no coração de alguém.

Ha 14 anos atrás deixaste de fazer parte de mim para seres um parte da minha história, um capítulo de mim. E todos os anos, neste dia, eu te escrevo para te dizer aquilo que sei que não tens paciência de ouvir, mas que um dia ficará gasto de tanto leres.

Quando nascemos não somos diferentes das pessoas que encontramos na vida. Enquanto crescemos apenas escolhemos, em consciência, o destino da história que escrevemos e da marca que deixamos. Quando há pegadas na lua, é porque o céu não é o limite.

A virtude mais preciosa é a paciência. E também a mais difícil de conseguir. Não atropeles os dias, vive cada minuto. É para a frente que o coração nos leva.

Centraliza-te nos porquês. Somos aprendizes ao longo de toda a nossa a vida. E só com sabedoria e força de vontade, nos destacamos dos outros. É a sabedoria que nos torna em seres humanos.

A vida não é uma equação matemática mas sim um conjunto de saberes e sabores. Por isso cuidado... tão depressa podes magoar alguém como te pode passar ao lado.

Os contratempos são tempestades que nos tornam mais fortes. Vais descobrir que algumas pessoas passam pelas nossas vidas para nos ensinarem que não queremos ser como elas.

Se eu te posso dar um conselho? Não mendigues a atenção de quem quer que seja. Quando perceberes que precisas de te esforçar para que o monólogo se transforme num diálogo, acaba com a conversa. Esquece. Vale mais a solidão genuína à falsa companhia de uma pessoa qualquer.

Respeita os que te respeitam e esquece os que te esquecem. Quando não há nada a perder também não há muito a ganhar. Por vezes, é preciso arriscar num trapézio sem rede.

Nunca desistas de ti. A tua magia, o teu brilhozinho nos olhos, são a tua força motriz.  És uma estrela maior.

E como escreveu um dia Fernando Pessoa, "somos do tamanho dos nossos sonhos".

Luv u
Mãe ❤