Meu querido Simão,
Este é um dos muitos primeiros dias do resto da tua vida. Haverão muitos outros, mas este será sempre revestido de um cariz muito especial e repleto de memórias e recordações muito particulares.
Entraste na idade adulta. E junto viajámos dos "0 aos 18" à velocidade da luz.
Não é surpresa que todos os anos te escrevo nesta data, mas hoje escrevo-te com a missão de te falar dos novos desafios que vais começar a ter pela frente. Confesso que a tua inteligência e descontração são algo que, para mim, são difíceis de compreender. Talvez por isso eu seja, tantas e tantas vezes, acusada de falaciar sobre alguma coisa, mas um dia compreenderás que somos o que somos em resultado da força de quem, todos os dias, nos dá a alegria e a segurança para crescermos e sermos felizes.
Nao tenhas medo de ser pessoa. De ser um ser humano. De falar sempre a verdade mesmo que a tua voz trema. O pior sentimento que podes alguma vez sentir é o arrependimento e os remorsos de não teres feito aquilo que a tua consciência e o teu coração secretamente te segredavam. A sociedade em que vivemos não é mais do que um grupo de pessoas repletas de ideias e ideais pré-concebidos. Faz-se de aparências e de hipocrisias. E todos aqueles que não se formatam aos padrões que esta mesma sociedade elege como corretos, são renegados. Não por questões de falta ética ou de honestidade, mas apenas porque se recusam a fazer parte de uma multidão que não lhes faz sentido.
Os nossos valores mais preciosos são aqueles que nos são intrínsecos e não aqueles que o dinheiro pode comprar. A nossa felicidade, e a dos outros, conquista-se com tempo, com amor, com atenção e com confiança. Nada resiste à solidão, nem mesmo a mais tenaz das vontades. Num mundo cada vez mais frio, precisamos dos nossos amigos para nos sentirmos aquecidos. E por muito que os nossos futuros venham a divergir na sequência das escolhas que todos temos de fazer - e, acredita, nem sempre serão aquelas que gostaríamos de fazer - haverá sempre algo mágico que nos manterá unidos.
Quero dizer-te que cada pessoa com quem nos cruzamos ao longo da vida tem sempre um encanto especial que nos transforma naquilo que somos todos os dias. Todos aqueles que passam por nós deixam-nos um pouco de si e levam consigo um pouco de nós. E é por isto que, ao longo da vida, estamos em permanente transformação em resultado da equação daquilo que são as adições e subtrações de recordações, lágrimas, momentos, piadas e carinhos que um dia já recebemos, sentimos, ou professámos.
O mundo continuará sempre a rodar, à implacável razão de 465 metros por segundo. Uma lei da física intransponível e absoluta. Por isso, sempre que o teu coração subir acima da garganta e o pulsar se tornar tão intenso e impossível de ignorar, lembra-te que não agir é morrer. Sempre que te sentires prestes a desistir, porque descobrirás que os teus ombros também são humanos, para e escuta o silêncio que vai dentro de ti. Promete-me que te recordarás sempre, mas sempre, daquele intransponível Adamastor que outrora se vergou aos Heróis do Mar; os quais, por sua vez, foram descendentes dos Heróis da Terra. Mas, acima de tudo, lembra-te que já houve um cabo das Tormentas que hoje se chama "Da Boa Esperança".
Por fim, quero dizer-te algo que talvez só daqui a uns anos venhas a compreender: O Amor não se conjuga no Condicional.
Luv u <3
Mãe